Todo mundo que passa por um término de namoro sabe quão conturbado é. Ninguém quer terminar um relacionamento que construiu durante todos os meses e anos que se dedicaram a ele, mas é ingenuidade acreditar que os relacionamentos não acabam.

Infelizmente, até os melhores relacionamentos podem acabar.

Existem vários métodos para superar um término de namoro. Nós decidimos apostar em sugestões pouco comuns nos textos destinados àqueles que querem superar o término.

Ação

É de suma importância que tenhamos controle sobre a hora certa de terminar. Quando um relacionamento já não está bom, quando há o distanciamento ou quando a maior parte do tempo vocês passam brigando, talvez tenha chegado a hora de terminar.

É muito comum acharmos que o término é o fim, quando na verdade é o começo de um novo ciclo. Término é sempre doloroso, mas no geral, depois de muito desgaste, acaba sendo o “melhor” para todos os envolvidos.

Um relacionamento é feito por duas pessoas. Se uma dessas pessoas encontra-se insatisfeita na relação, talvez seja hora de repensar a situação. A psicóloga Jucinara Pinheiro chama atenção para estes gestos e deixa mais claro o exemplo dado acima:

É possível perceber por meio de comportamentos, gestos e atitudes, como o distanciamento, desinteresse em assuntos que antes eram discutidos e/ou comentados, como a rotina de cada um no trabalho e a família. A separação é a quebra de vínculos, laços emotivos, sexuais e afetivos, criados, tanto pelo amor, pelo ódio, pelas brigas e reconciliações. Logo, vejo que a separação não é só o fim de uma união material

Antes de conseguir superar o término, é importante você entender o motivo dele. É preciso racionalizar a situação e compreender que o término foi necessário.

Necessidade

“Mas não foi necessário. Ela que se engraçou com aquele cara do trabalho e agora não me quer mais”.  Conclusão: foi necessário, certo?

Se sua companheira não tem mais interesse em você a ponto de querer ficar com uma outra pessoa, então significa que o relacionamento de vocês chegou em um ponto crucial. Podem continuar insatisfeitos ou podem seguir a vida.

Nós pedimos sinceridade em todos os lugares, mas quando são sinceros conosco, agimos como crianças mimadas. Terminar uma relação porque você não está mais satisfeito nela é o ápice da honestidade que alguém pode ter com você. Ficar com você sem querer estar só para te satisfazer, não é honesto e me soa muito egoísta da nossa parte.

Reação

Agora já foi. Vocês estão separados. E aí, o que fazer?

Você pode curtir a fossa, pode aproveitar os momentos de tristeza e pode aproveitar pra ver todos os filmes que sempre te fizeram chorar. Mas queremos abordar um outro caminho neste texto. Queremos te tratar como a pessoa madura que você é e dar caminhos alternativos a todos esses.

Quando já tiver tentando de tudo, então é hora de apelar para estas alternativas aqui.

O Jeito mais fácil de estragar tudo , é dizer a coisa certa,usando as palavras erradas Click To Tweet

Afaste-se das redes sociais

É muito difícil que a gente pare de acompanhar as atualizações das redes sociais do ex. Mas nesse caso o mais sensato a se fazer é se afastar e seguir em frente. Entender que aquela pessoa já não faz mais parte da sua vida e começar a preenchê-la com informações mais úteis para o momento.

Cuidado com as armadilhas que o machismo nos coloca, em questão de redes sociais.

Para ser feliz não precisa de testemunhas

Além de ignorar as redes sociais do ex, que tal também tirar umas férias de postagens nas redes? Vá curtir a vida offline. Pare de ser escravo de atualizações a cada minuto, principalmente se o objetivo for mostrar para o outro quão maravilhoso está sendo seu término.

Talvez seja hora de focar mais em seus momentos felizes e parar de querer mostrar para todo mundo cada minuto da sua vida.

Tente ocupar sempre sua mente com algo útil

Foco.

Quando terminamos, temos costume de focar apenas no término. Faça diferente. Foque no tempo que vai ter livre aos fins de semana, nos momentos que vai poder descansar ou aprender um idioma novo. Você queria fazer um curso? Talvez essa seja a hora de voltar a falar sobre isso.

Use toda a energia negativa depositava em você para te impulsionar em direção a algo que sempre quis mas não pôde fazer por qualquer motivo.

Ela adicionou mais mil pessoas depois que terminamos

É machista achar que ela não pode ter amizades após vocês terminarem (também é machista achar que ela não podia ter enquanto estavam juntos, mas neste caso estamos abordando o término). O que sua ex faz depois que vocês terminam não é mais da sua conta e ela não deve explicações nenhumas a você.

Machismo não é opinião, não é ponto de vista.

Se você acredita que ela está te traindo apenas por conta da quantidade de amigos homens que ela tem, essa pode ser uma boa hora para perceber o quão errado você está e o que fazer para que sua próxima namorada não sofra tanto com suas crises de ciúme e insegurança.

Machismo mata. Nunca é tarde para se desconstruir.

Consequência

Certamente, depois de conseguir passar por todas essas etapas e seguir em frente consciente do seu término, você vai chegar ao final deste texto muito mais seguro e determinado a continuar do que antes.

Espero que o texto tenha servido para te ajudar a focar melhor seus esforços. Que te direcione para o caminho certo onde deve ir.

Bônus: vlog sobre como sair da bad

Referências:

https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201507/superar-fim-namoro/

http://new.d24am.com/plus/comportamento/psicologas-dicas-para-superar-relacionamento-amoroso/107667